domingo, 26 de maio de 2013

Para fortalecer a luta e finalizar nosso domingo, alguns escritos milenares recolhidos de livros sagrados e filosóficos sobre a história da opressão da mulher.


Leis  de Manu (Livro Sagrado da Índia): "Mesmo que a conduta  do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a  infância, uma mulher deve  depender de seu pai, ao se casar de seu marido; se este morrer, de seus  filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar  a si própria."

Constituição  Nacional Suméria (civilização mesopotâmica, século XX A.C.):"A  mulher que se negar ao dever conjugal deverá ser atirada ao  rio."

Código  de Hamurabi (Constituição Nacional da Babilônia, decretada pelo rei Hamurabi, que a concebeu sob inspiração divina, século 17 A.C.): "Quando  uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir suas obrigações do lar,  o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser  exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que  durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio."

Zaratustra  (filósofo persa, século 7 A.C.): "A  mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: 'Senhor, que desejais que eu faça?'"    Péricles  (político democrata ateniense, século V a.C., um dos mais brilhantes cidadãos da civilização grega): "As  mulheres, os escravos e os estrangeiros não são cidadãos."

Confúcio  (filósofo chinês, século V a.C.): "A  mulher é o que há de mais corrupto e corruptível no   mundo."

Demóstenes  (político ateniense, século IV a.C.): “A  mulher deve pedir ao seu marido, antes dele morrer, que lhe designe um tutor, ou até, se for da conveniência dele, um segundo   marido."

Aristóteles  (filósofo, guia intelectual e preceptor grego de Alexandre, o Grande,  século IV A.C.): "A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é portanto, um homem inferior."

São  Paulo (apóstolo, ano 67 d.C.): "Que as  mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar.  Se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos."

Tertuliano  (teólogo cartaginês, século III): "Mulher,  tu és a porta do inferno, foste tu a primeiro violar a lei divina, a corromper aquele que o diabo não ousava atacar de frente; tu foste, na verdade, a causa da morte de Jesus Cristo."

Alcorão  (livro sagrado dos muçulmanos, escrito por Maomé no século VII, sobinspiração  divina):"Os   homens são superiores às mulheres porque Deus lhes outorgou a primaziasobre elas. Portanto dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem  maior calamidade que a mulher."

Yaroslao,  o Sábio (grão-duque de Kiev, autor da primeira constituição russa,século  X): "A vida  de uma mulher vale a metade da de um homem, no caso de, ao morrer, caber  ao Estado e seus parentes reclamarem indenização."

São Tomás de Aquino (italiano, um dos maiores teólogos da humanidade, século XIII):Para a  boa ordem da família humana, uns terão que ser governados por outros mais  sábios que aqueles; daí a mulher, mais fraca quanto ao vigor da alma e força corporal, estar sujeita por natureza ao homem, em quem a razão predomina. O pai tem que ser mais amado do que a mãe e merece maior respeito porque a sua participação na concepção é ativa, e a da mãe, simplesmente passiva e material."

Petrarca  (poeta italiano do Renascimento, século XIV): "Inimiga  da paz, fonte de inquietação, causa de brigas que destroem toda a tranqüilidade, a mulher é o próprio diabo."

Le  Ménagier de Paris (Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV):"Quando  um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de  derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é  bem  merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar  ousado."

Jakob  Sprenger (dominicano alemão do período da Inquisição, especialista em bruxarias, século XV):"Na  criação da primeira mulher houve uma falha, pois foi feita de uma costela curva. curvada na direção contrária à do homem. Portanto,  é um animal imperfeito. É mais fraca de mente e de corpo e por natureza  mais impressionável. Tem memória fraca, não é disciplinada, perdendo a  todo momento o sentido do dever. Por seus distúrbios passionais e  afetivos  é vingativa e propensa a abjurar a fé. Não é de se estranhar que este sexo  tenha dado tantas bruxas."

Lutero  (teólogo alemão, reformador protestante, século  XVI): "O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia."

Henrique  VII (rei da Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, século  XVI): "As  crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade  para efetuar negócios."

Jean-Jacques  Rousseau (escritor francês, precursor do Romantismo, um dos mentores da Revolução Francesa, século XVIII):"Enquanto  houver homens sensatos sobre a terra, as mulheres morrerão solteiras." 


Constituição  Nacional inglesa (século XVIII):"Todas  as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado.

Napoleão  Bonaparte (imperador francês, século XIX): "As  mulheres nada mais são do que máquinas de fazer filhos."

Friederich  Hegel (filósofo e historiador alemão do século  XIX): "A  mulher pode ser educada mas sua mente não é adequada às ciências mais elevadas, à filosofia e algumas das artes."
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário